Voltar

17
Nov

Expoinel Goiás reúne animais de elite e define ranking nacional

Exposição, realizada na última semana em Goiânia, julgou 193 animais de 22 expositores de diferentes regiões do Brasil
Expoinel Goiás reúne animais de elite e define ranking nacional

A 16ª Expoinel Goiás 2021 - Circuito Amarelo, promovida pela Associação Goiana do Nelore (AGN), foi encerrada no último sábado, 13, no Parque de Exposições de Goiânia, com a saída de cerca de 200 animais da raça nelore após três dias de julgamento de pista. Os maiores criadores de todo o Brasil reuniram-se no local para a 58a Exposição Agropecuária de Goiânia, que contou também com animais das raças gir, tabapuã, guzerá e cavalos quarto de milha. 

Na sexta-feira, 12, foram definidos a grande campeã e o grande campeão nelore, dentre os 193 animais que foram a julgamento, tendo como jurado, neste ano, João Augusto de Faria, de São José do Rio Preto-SP. O expositor Dorival Gibertoni, de Taquaritinga, São Paulo, levou 19 animais à pista e foi o que mais pontuou, saindo com os títulos de grande campeã e campeã matriz. 

Com a mesma quantidade de animais, Paulo de Castro Marques, de Silvianópolis, Minas Gerais, teve a segunda maior pontuação total. Outro destaque dentre os expositores, a Rima Agropecuária é também mineira, de Várzea de Palma, e levou a melhor com o grande campeão e campeão touro jovem, dentre outras classificações de seus 16 animais apresentados.

Durante o evento, o Parque recebeu 22 criadores dos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins e os melhores animais da raça nelore padrão do Brasil. As premiações da Exposição visam classificar o gado em um ranking nacional que leva em conta características como precocidade, acabamento de carcaça, ganho de peso, fertilidade e outras. Os animais competem entre si dentro das mesmas faixas etárias e passam por avaliações criteriosas de musculatura, morfologia, racial e aprumo, por exemplo. 

Os indivíduos são valorizados para comercialização em leilões e propiciam que o melhoramento genético seja convergido ao campo. A raça nelore é considerada a raça mãe no Brasil, pois existe em maior quantidade e é base de qualquer rebanho de corte hoje no País. Muito adaptada ao nosso clima, a rusticidade da raça favorece a criação do gado em diferentes condições, como em secas extremas, em muitas chuvas, com baixa oferta de alimentos e, ainda assim, é capaz de mostrar todo o seu potencial.

Fonte: Assessoria AGN

Imagem: Leandro Souza

PARCEIROS DA AGN

NELORE BRASIL
ABCZ
BAYER
CANAL RURAL
SGPA
NELORE BRASIL
CANAL RURAL

INSTAGRAM

AGN - Associação Goiana do Nelore
Rua 250 S/Nº Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira
Vila Nova - Goiânia - GO (74653-200)
Telefone (62) 3203-1314