Voltar

30
Jun

Radiografia do Agro oferece panorama de 47 cadeias produtivas do agronegócio goiano

Publicação anual traz dados consolidados sobre produção, comercialização, rankings municipais e estaduais e Valor Bruto de Produção (VBP)
Radiografia do Agro oferece panorama de 47 cadeias produtivas do agronegócio goiano

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lança nesta quarta-feira (29/06) a Radiografia do Agro 2022. A publicação tem periodicidade anual e traz dados consolidados de 47 cadeias produtivas dos segmentos de agricultura, pecuária e silvicultura em Goiás. Nesta terceira edição, a maior parte dos dados tem como base o ano de 2021. A nova versão está mais atrativa visualmente, oferecendo ao leitor dezenas de infográficos que facilitam a compreensão de aspectos como produção, volume de comercialização, exportações, rankings municipais/ estaduais e Valor Bruto de Produção (VBP).

Entre outras informações, a Radiografia destaca que, em 2021, Goiás ocupou o primeiro lugar como produtor de sorgo e girassol entre todos os Estados e o Distrito Federal. Das mais de dois milhões de toneladas de sorgo produzidas no Brasil, 43,2% saíram das lavouras goianas. No caso do girassol, o percentual foi ainda maior: 55,2%. No periódico é possível saber ainda que, ano passado, o Estado ficou em segundo lugar na produção de cana, tomate, alho e bovinos; terceiro em milho, algodão, mandioca, melancia, pequi e borracha; quarto em soja, feijão e couro; e quinto em cebola e frangos.

“É um trabalho de alta qualidade técnica e editorial e que se supera a cada nova edição na tarefa de oferecer conteúdo relevante para produtores, consultores, pesquisadores, técnicos, jornalistas, gestores públicos e privados e qualquer interessado em acompanhar o desenvolvimento do agro goiano. Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, temos realizado ações com impacto positivo real no setor, e neste sentido a Radiografia é estratégica para direcionar políticas públicas e decisões de investimentos”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.

A Radiografia do Agro é produzida pela Gerência de Inteligência de Mercado, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa. Entre as fontes utilizadas no trabalho estão pesquisas e levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A íntegra do periódico está disponível em PDF no link: https://bit.ly/RadiografiadoAgro2022 

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

PARCEIROS DA AGN

NELORE BRASIL
SGPA

INSTAGRAM

AGN - Associação Goiana do Nelore
Rua 250 S/Nº Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira
Vila Nova - Goiânia - GO (74653-200)
Telefone (62) 3203-1314