Voltar

31
Jan

Intervalos de chuva ampliam desafios para pecuaristas no centro-norte do Brasil

Imagem de satélite analisada pela meteorologista Amanda Souza, da Xweather, indica uma distribuição irregular de núcleos de chuva sobre a região
Intervalos de chuva ampliam desafios para pecuaristas no centro-norte do Brasil

Imagem de satélite analisada pela meteorologista Amanda Souza, da Xweather, indica uma distribuição irregular de núcleos de chuva sobre o Centro-Norte do Brasil.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde força, resultando em chuvas mais esparsas e mal distribuídas na região, o que exige atenção dos produtores rurais.

Variação da precipitação na agricultura

A chuva se apresenta como um fator ainda considerável na metade norte do país, com acumulados que podem ultrapassar 15 a 20 mm, embora não configurem grande preocupação quanto a altos volumes, uma realidade particularmente diferente da semana passada.

As temperaturas máximas são altas em todo o Brasil, elevando-se aos 34°C em Alegrete e até 37°C em Corumbá (MS).

Na região nordeste, os picos podem exceder 37 a 38°C. Esses dados apontam para um calor ainda mais acentuado nos próximos dias, sobretudo em áreas como o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná.

Impactos na gestão agrícola

Essa mudança para um clima mais quente e seco, em diversas localidades, incluindo o Sul do País, alerta para uma diminuição na disponibilidade hídrica no solo, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento das culturas e pastagens.

Este cenário exige dos produtores um cuidado redobrado com a gestão de água e monitoramento constante das condições meteorológicas.

Amanda Souza sublinha a importância de manter-se atualizado com as previsões para planejar operações agrícolas de acordo com as variações climáticas iminentes e suas possíveis implicações nas operações rurais cotidianas.

CONFIRA O VÍDEO COMPLETO AQUI

Fonte: Giro do Boi (girodoboi.canalrural.com.br)

 

PARCEIROS DA AGN

NELORE BRASIL
SGPA

INSTAGRAM

AGN - Associação Goiana do Nelore
Rua 250 S/Nº Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira
Vila Nova - Goiânia - GO (74653-200)
Telefone (62) 3203-1314